Pages - Menu

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

#BienalEuVou: O que eu pretendo visitar


Quem me acompanha no twitter, sabe que por problemas pessoais eu não ia mais pra Bienal do RJ, mas aconteceu uma reviravolta no domingo e sim, eu vou. \o/


Eu queria ver tudo, mas será impossível em 2 dias e meio (vou sair de SP de manhã na sexta, chego lá no meio da tarde e volto no domingo de noite), então pensei em estandes que pretendo ver e palestras que pretendo acompanhar se conseguir senha. 
Quem me encontrar por lá, pode me gritar que vou levar marcadores do blog e quero conhecer o maior número de pessoas possível.

Estandes de editoras que pretendo visitar, com a localização do estande e a cor do pavilhão:

Editora Intrínseca F02/G01 Azul
Grupo Editorial Record E06/F05 Azul
Editora Arqueiro/Sextante H02/I01 Azul
Editora Companhia das Letras J12/K11 Azul
Editora Novo Conceito O10/P09 Verde
Editora Rocco E12/F11 Azul
Editora Valentina M13 Verde
Editora Globo/Gente O10/P09 Verde
Grupo Editorial Pensamento O06/P05 Verde
Grupo Editorial Autentica Q08 Verde
Farol Literário I04/J03 Azul
Editora Brinque-book Q14/R13 Verde
Editora Todo Livro O10/P09 Verde
Editora Leya Brasil E07 Azul
Editora Saraiva I06/J05 Azul

Além das editoras, também quero conferir esses:

Fusão do Livro e do Brinquedo M11 Azul
Coquetel F06/G05 Azul
Correios L03 Verde
Kobo Inc. A02/B01 Azul
Submarino K10 Azul

Eventos da programação oficial que tentarei ir:

A economia criativa, os jovens e o RJ do século XXI
Dia 30/08, às 19 hs
Local: Acampamento na Bienal - Pavilhão Verde

Novas definições de leitor: o jovem, o jovem adulto e o adulto
Dia 31/08, às 14 hs
Local: Café Literário - Pavilhão Azul

Encontro com os autores Thalita Rebouças e Maurício de Souza
Dia 31/08, às 16 hs
Local: Auditório Rachel de Queiroz - Pavilhão Azul

A programação oficial completa do evento, vocês conferem clicando aqui e a lista de expositores aqui.
Resolvi fazer um post pra quem quiser saber por onde pretendo estar.

Além de tudo isso, tem os eventos que estarei com as minhas amigas com certeza:

Dia 31/08, das 18 hs às 20 hs
Local: Auditório Mezanino (Pavilhão Verde - Mezanino 2)
Encontro da Editora com blogueiros e leitores
Evento no Facebook – confirme presença!

Dia 01/09, das 16 hs às 18 hs
Local: Estande da Editora
Encontro da Editora com blogueiros e autoras Liliane Prata e Carolina Estrella.
Evento no Facebook – confirme presença!

Para quem for, vejo vocês lá e quem não for me acompanhe nas redes sociais que sempre estarei postando algo lá no fim de semana. 

sábado, 24 de agosto de 2013

#BienalRJ2013 - Encontro de blogueiros com a autora Carol Sabar Editora Pensamento



Finalmente, o período do ano mais querido por todos nós, bookaholics, está chegando! Bienal vem aí, gente! Como bem sabem, a edição desse ano é no Rio de Janeiro. 

Ainda não sabem o que fazer por lá? Vem uma dica agora. O Grupo Editorial Pensamento em conjunto com os blogs Murmúrios PessoaisEqualize da LeituraLeitora IncomumMon Petit PoisonDiário de Uma Leitora Compulsiva e Letras e Folhas se uniram, e prepararam um encontro de blogueiros bacana para que vocês possam curtir e bater um papo bacana com a equipe de marketing da editora, saber um pouco mais sobre o catálogo da editora e também bater um papo super bacana com a autora Carol Sabar.
Dia 07/09, das 15 hs às 17 hs
Local: Estande da Editora
Tema: Os Blogueiros, os leitores e os livros – evento com Carol Sabar, autora de Como Quase Namorei Robert Pattinson e Azar o Seu
Evento no Facebook – confirme presença!



Além do evento, quem não estiver na Bienal se prepare que teremos um concurso cultural para vocês na semana anterior ao evento. Fiquem atentos nas redes sociais dos blogs que em breve tem novidades.

#BienalRJ2013 - Encontro de blogueiros Editora Valentina



Finalmente, o período do ano mais querido por todos nós, bookaholics, está chegando! Bienal vem aí, gente! Como bem sabem, a edição desse ano é no Rio de Janeiro. 

Ainda não sabem o que fazer por lá? Vem uma dica agora. A Editora Valentina em conjunto com os blogs Murmúrios PessoaisEqualize da LeituraLeitora IncomumMon Petit PoisonDiário de Uma Leitora Compulsiva e Letras e Folhas se uniram, e prepararam um encontro de blogueiros bacana para que vocês possam curtir e bater um papo bacana com a equipe de marketing da editora e saber um pouco mais sobre o dia a dia de uma editora.

Dia 01/09, das 16 hs às 18 hs
Local: Mezanino do Pavilhão Verde
Tema: Inaugurando uma editora: da concepção do catálogo à primeira Bienal
Evento no Facebook – confirme presença!




#BienalRJ2013 - Encontro de blogueiros e autoras Editora Planeta



Finalmente, o período do ano mais querido por todos nós, bookaholics, está chegando! Bienal vem aí, gente! Como bem sabem, a edição desse ano é no Rio de Janeiro. 

Ainda não sabem o que fazer por lá? Vem uma dica agora. A Editora Planeta em conjunto com os blogs Murmúrios PessoaisEqualize da LeituraLeitora IncomumMon Petit PoisonDiário de Uma Leitora Compulsiva e Letras e Folhas se uniram, e prepararam um encontro de blogueiros bacana para que vocês possam curtir e bater um papo bacana com a equipe de marketing da editora e com as autoras Liliane Prata e Carolina Estrella.

Dia 01/09, das 16 hs às 18 hs
Local: Estande da Editora
Encontro da Editora com blogueiros e autoras Liliane Prata e Carolina Estrella.

Além do evento, quem não estiver na Bienal se prepare que teremos alguns sorteios on line. Fiquem atentos nas redes sociais dos blogs.

#BienalRJ2013 - Encontro de blogueiros Editora Seguinte




Finalmente, o período do ano mais querido por todos nós, bookaholics, está chegando! Bienal vem aí, gente! Como bem sabem, a edição desse ano é no Rio de Janeiro. 

Ainda não sabem o que fazer por lá? Vem uma dica agora. A Editora Seguinte em conjunto com os blogs Murmúrios Pessoais, Equalize da Leitura, Leitora Incomum, Mon Petit Poison, Diário de Uma Leitora Compulsiva e Letras e Folhas se uniram, e prepararam um encontro de blogueiros bacana para que vocês possam curtir! Garantia de diversão, povo!

Se liguem nas datas e participem.
Dia 31/08, das 18 hs às 20 hs
Local: Auditório Mezanino (Pavilhão Verde - Mezanino 2)
Encontro da Editora com blogueiros e leitores

Além do evento, quem não estiver na Bienal se prepare que teremos alguns sorteios online também para quem não pode estar por lá. Fiquem atentos nas redes sociais dos blogs.


A Editora Seguinte também terá outro evento na Bienal no domingo dia 1º de setembro, das 18hs às 20hs que será encontro de fãs de A Seleção e Bloodlines também no Auditório Mezanino (Pavilhão Verde - Mezanino 2).
Evento no Facebook – confirme presença!

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Resenha: Perdida



Título: Perdida
Autor(a): Carina Rissi
Editora: Verus
ISBN: 9788579233142
Páginas: 364
Ano: 2013
Skoob | GoodReads
Sofia vive em uma metrópole, está habituada com a modernidade e as facilidades que isto lhe proporciona. Ela é independente e tem pavor a menção da palavra casamento. Os únicos romances em sua vida são os que os livros lhe proporcionam. Mas tudo isso muda depois que ela se vê em uma complicada condição. Após comprar um novo aparelho celular, algo misterioso acontece e Sofia descobre que está perdida no século XIX, sem ter ideia de como ou se voltará. Ela é acolhida pela família Clarke, enquanto tenta desesperadamente encontrar um meio de voltar para casa. Com a ajuda de prestativo Ian, Sofia embarca numa procura as cegas e acaba encontrando algumas pistas que talvez possam leva-la de volta para casa. O que ela não sabia era que seu coração tinha outros planos...

Esse livro foi cedido para resenha pelo Grupo Editorial Record.
Sofia é uma jovem habituada as maravilhas que o século XXI proporciona. Mas existe um pequeno problema, ela é totalmente infeliz com a vida que leva, trabalha com algo que não gosta e não vê a hora do seu chefe se aposentar para que ela assuma o cargo dele e sem contar o fato de que ela nunca se apaixonou verdadeiramente, ela teve alguns rolos, mas nunca se envolveu verdadeiramente com alguém. 

Sexta-feira a noite chegou e ela sai com a Nina, sua melhor amiga, depois de algumas doses de bebida ela resolve ir ao banheiro e nesse momento acontece algo trágico, o celular dela cai na privada! Ela volta para casa e no outro dia pela manhã vai a uma loja decidida a comprar um novo aparelho. Chegando na loja ela é atendida por uma senhora um tanto estranha e depois de conversar um tempo ela opta por comprar um aparelho bem especial, no caminho para casa ela não se aguenta de curiosidade a resolve ligar o celular e nesse momento um forte clarão a envolve e quando a luz dissolve ela se vê no ano de 1830! A princípio Sofia não acredita que aquilo seja real e procura loucamente uma forma de sair daquela situação, mas quando finalmente descobre o que precisa para sair de lá ela já não tem tanta certeza se quer mesmo sair daquele lugar. 

Bem esse é mais um daqueles livros que a muito tempo eu desejava ler, mas só agora tive oportunidade. Eu adorei a história, é bem original e foi muito bem escrita. A Sofia é aquele tipo de personagem que te leva a sentir amor e ódio ao mesmo tempo, em alguns momentos eu queria voar no pescoço dela e dizer “Sofia abra os seus olhos e veja o que está bem na sua frente!!”, mas de forma geral acabei me envolvendo com a personagem. 
 – E você foi a melhor coisa que eu já encontrei em toda minha vida (...)
Página 141
Ian é um dos membros da família Clarke, que é a família que acolhe a Sofia enquanto ela procura uma forma de sair de lá, e meninas eu preciso confessar algo para vocês, eu fiquei a leitura inteira desejando que o Ian saísse das páginas e me dissesse que eu era o amor da vida dele, eu sei que isso é errado, mas não sejam más e me deixem sonhar um pouquinho. Sobre o Ian eu só posso dizer que a fábrica que produziu ele tem que produzir mais um dele para ser meu.

A história também possui personagens secundários tão amáveis quanto os principais e que foram bem desenvolvidos, a autora tomou o cuidado de explicar cada um dos personagens, não ficou algo vago, gostei bastante disso.


Eu me apaixonei pela história, recomendo para todo mundo, a história é leve e envolvente, a Carina criou personagens e uma atmosfera maravilhosa e tem um pequeno detalhe na história que a autora esclarece no final que me deixou até um pouco emocionada. Perdida é um conto de fadas moderno, cheio de magia e amor, impossível não gostar nem que seja só um pouquinho.

Beijão e até breve \õ

P.S: Antes de iniciar a leitura estava meio desencantada na busca pelo meu príncipe encantado, mas agora estou mais determinada do que nunca a encontrá-lo. 

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Resenha: O projeto Rosie



Título: O projeto Rosie
Autor(a): Graeme Simsion
Editora: Record
ISBN: 9788501402219
Páginas: 320
Ano: 2013
Skoob | GoodReads
Perto de completar 40 anos, o peculiar professor de genética Don Tillman havia desistido do amor. Para acompanhar sua rotina severamente cronometrada, com esquema de refeições padronizadas, um cronograma para a execução de cada compromisso (inclusive para a prática de exercícios físicos antes de dormir) e lidar com sua falta de habilidade social, só mesmo a mulher perfeita. E ele já sabe como encontrá-la. Ou pelo menos acha que sabe. Ele desenvolve o projeto Esposa Perfeita, um questionário meticuloso que irá ajudá-lo a selecionar candidatas adequadas a seu estilo de vida. Mas quando Don conhece a jovem Rosie Jarman ele descobre que nem tudo na vida pode ser programado... e que o amor pode, de repente, vir a seu encontro.

Esse livro foi cedido para resenha pelo Grupo Editorial Record.
Quem me acompanha no twitter sabe que comecei essa leitura cheia de ressalvas porque todo mundo estava rindo e amando tanto - quando isso acontece, sempre me decepciono -, mas felizmente o livro me agradou do começo ao fim. Eu amei o livro pela capa desde que vi ele na livraria, ela é muito bonita, nenhuma imagem consegue passar o que ela é pessoalmente e também pelo jeito de ser de Don que a sinopse mostra que me deixou intrigada.
(...)Os seres humanos muitas vezes deixam de enxergar o que está perto deles e que parece óbvio para os demais.
Página 98
Don Tillman, além de um ótimo geneticista, é um solteirão convicto, que no auge dos seus 39 anos já sabe que tudo que precisa pra ser feliz é uma rotina já estabelecida que faz com que ele supere suas necessidades mentais e biológicas diárias de forma eficiente. Ele não é fora dos padrões apenas nisso, mas em muitos outros sentidos, e o que mais marca é o fato dele sempre procurar o correto em tudo. Até então nada de anormal pois tem algumas pessoas no mundo que você conhece assim, né? Engano seu, já que ele é extremamente racional e pouco emocional, e foi isso que me ganhou nele. 
- Durante toda a minha vida fui criticado pela minha suposta falta de emoções, como se isso fosse um defeito absoluto.(...)
Página 150
O fato de Don nunca se ajustar na sociedade e sempre estar fora do esperado, mas superar todos os obstáculos que a vida impõe de uma forma tão inusitada emociona - ok acho que emocionou a mim e poucas outras pessoas. Mesmo quem não sofreu bullying, vai ver alguém que conheceu ou até mesmo a se encaixar, em algumas situações que ele viveu conforme ele lembra e cita ao longo dá história.

Quando ele iniciou o Projeto Esposa, em busca de uma mulher perfeita para passar o restante da vida ao seu lado, de acordo com as expectativas dele e Rosie, que é totalmente fora disso, cruzou seu caminho, já sabia que fortes emoções viriam pra mim. Vocês não leram errado, não ri mas me emocionei muito. Eu fiquei frustrada comigo mesma por não conseguir achar graça de nenhuma das coisas que aconteciam com ele, mas isso foi compensado com o brilhantismo do autor em construir um personagem complexo, leve e que agradasse todos os leitores.
- Gene me mandou a mulher mais incompatível do mundo. Uma garçonete. Atrasada, vegetariana, desorganizada, irracional, nada saudável, fumante - fumante!, com problemas psicológicos, que não sabe cozinhar, é matematicamente incompetente, com uma cor de cabelo artificial. Acho que ele estava fazendo uma brincadeira comigo.
Página 76
A história não é só Don e Rosie, tem também o casal de amigos dele, Gene e Claudia, que são um ótimo pano de fundo perfeito para a história pois vivem algo muito diferente do que Don espera para a vida dele. E a amizade é assim, mesmo com diferenças tão grandes de comportamento as pessoas se aceitam. Os dois são ótimos pra Don, mas tem um relacionamento tão inusitado que rende muito a ser refletido.

A narrativa é toda em primeira pessoa por Don, por isso algumas situações por mais absurdas que sejam, mas que façam você se identificar por alguma razão, fazem com que você mergulhe na história. Mesmo eu não tendo favoritado, posso dizer que foi uma das melhores leituras do ano sem medo porque refleti muito com o personagem e acredito que ele tem o que ensinar para cada pessoa que lê. Com certeza, leria outro livro de Graeme Simsion sem precisar de nenhuma indicação, ele escreve muito bem e cativa.



O que dizer do final? Difícil, inesperado, emocionante e, acima de tudo, com uma lição bonita. Só não favoritei porque algumas coisas que foram tratadas tão sutilmente que podem até passar despercebidas e eu queria que fossem mais explícitas. Sou apaixonada pela capa - como disse já no começo da resenha - que traz muito dá história nela, os capítulos são medianos, não encontrei erros no texto e a leitura flui muito bem. Recomendo que leiam, se divirtam e aprendam com Don.

sábado, 10 de agosto de 2013

Resenha e Sorteio: Adeus, Facebook




Título: Adeus, Facebook
Autor(a): Jack London
Editora: Valentina
ISBN: 9788565859059
Páginas: 180
Ano: 2013
Skoob
Parar e pensar sobre como as novas tecnologias transformarão o mundo parece algo impossível de se fazer. Sempre preocupadas em atualizar o status online, cada vez mais as pessoas têm menos tempo livre. Além disso, a natureza volátil das redes sociais permite que tudo nessas plataformas possa mudar de um dia para o outro. Este novo cenário já alterou a forma de empreender tanto no Brasil quanto no mundo. Empresas como o Google e o próprio Facebook surgiram do nada e hoje são gigantes no mercado, enquanto outras que eram consideradas quase infalíveis tiveram que se readaptar para não morrer. A forma de empreender mudou. Ao mesmo tempo, as marcas nunca estiveram tão conectadas com seu público e a criatividade não tem limite. Barreiras linguísticas e geográficas estão ficando sem importância, e aquele que deseja empreender deve saber que seu público alvo pode estar do outro lado do mundo, da mesma forma que seu concorrente direto. Surgiram startups com sucesso em um dia e desastre noutro. Quantas empresas conseguiram, de fato, se manter no mercado com mais de 1 ano de existência? Como aprender com elas para não cometer os mesmos erros? O escritor Jack London, considerado em um levantamento feito pelo site IDG NOW como um dos 10 nomes mais importantes da internet no Brasil, vem acompanhando de perto todos esses processos em sua coluna sobre empreendedorismo na revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios e agora, com essa coletânea de seus mais instigantes artigos, aulas e palestras, podemos traçar com detalhes o panorama atual da nossa sociedade: digital, imprevisível e mutante. Adeus, Facebook – O Mundo Pós-Digital fala sobre o que está acontecendo no mundo digital, sobre o futuro das redes sociais e sua influência em nossas vidas, como o Brasil lida com essa nova realidade e como empresas e empreendedores podem usar isso em seu favor. O livro ainda nos remete a algumas perguntas essenciais e nos faz questionar: O que nos espera quando todo esse sistema entrar em crise? É possível imaginar o futuro?

Esse livro foi cedido para resenha pela Editora Valentina.
Apesar de o título dar a ilusão de que uma das maiores redes sociais do mundo precisa chegar ao fim ou você precisa policiar seu uso, não é exatamente sobre isso que ele aborda. Em Adeus, facebook, o autor Jack London, nos trás uma reflexão, ou melhor várias, sobre o uso de mídias digitais por empresas e usuários comum, a forma como isso impacta no nosso dia a dia em todos os sentidos (compra, venda, relacionamentos, etc) e porque nos rendemos a elas.


Nos tempos atuais, praticamente todas as empresas são influenciados pela internet, mesmo que algumas empresas pouco usem esse recurso ainda, são importantes para o relacionamento com os clientes e permitem até um atendimento mais dinâmico e ágil em algumas situações com o uso das redes sociais, mas claro ainda tem que reme contra a maré e é sobre esse e muitos outros aspectos que os textos do autor tratam.
Estaremos vivendo o tempo do fim da informação e da reflexão duradoura?
Página 44
Eu imaginei que seria um livro bem técnico, que citasse vários estudos massantes e tediosos, com fontes para o leitor se aprofundar no conteúdo, que fosse mais um daqueles livros que se recomendam em tantos cursos relacionados a comunicação e empreendedorismo - se bem que hoje em dia, todas as profissões requerem um pouco de conhecimento nessa áreas -, mas o livro foi muito mais que isso.
Afinal, pra que serve mesmo a internet?
Página 115
Pra mim que já sou adepta a ler artigos sobre tecnologia e empreendedorismo, o livro foi um excelente agregador de conhecimento, posso até dizer que mesmo você que nunca leu nada do tipo, mas pretende trabalhar com gestão de pessoas e/ou empresas o livro é bom pra se ambientar sobre o tema se você não sabe nada a respeito. O melhor de tudo é a forma como o autor traz coisas cotidianas para abordar os assuntos se abusar de termos técnicos que acabam entediando o leitor.
95 milhões de brasileiros tem acesso a internet. Trata-se de uma amizade de verão ou uma parceria duradoura?
Página 162
Entre todos os tópicos que ele aborda no livro, o que mais me chamou a atenção foi o que ele cita o analfabetismo funcional e digital, que eu considero como um problema para o desenvolvimento do país como um todo. Afinal, em um mundo todo digitalizado, quem não sabe lidar com as funções que os aparelhos eletrônicos trazem pode sim ser considerado um tipo de analfabeto. O autor também nos faz pensar se a quantidade de analfabetos funcionais digitais é tão grave quantos os analfabetos funcionais comuns.


A diagramação do livro é ótima, assim como todos os livros da Valentina que tive a oportunidade de ler até agora. Como são artigos, a narrativa é em primeira pelo ponto de vista do autor e deixa o livro bem leve, de leitura rápida. Recomendo pra quem gosta da temática e para quem se interessa em saber o que tem a dizer uma das pessoas que mais estudou sobre os rumos da internet nos últimos anos.

Sorteio

Em parceria com a Editora Valentina, começa hoje, e vai até dia 06/09, o sorteio de um exemplar do livro Adeus, Facebook.
Para participar, basta ter endereço de entrega no Brasil, ler as regras que constam em Terms & Conditions do próprio formulário e preencher o formulário corretamente.
Boa sorte!


a Rafflecopter giveaway


quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Playlist #2: Novo vício Onze:20


Poucas pessoas sabem, mas eu fico enlouquecida por uma música que eu gosto. Eu escuto mil vezes, decoro cada suspiro, grave, toque do violão, etc. Resumindo, eu fico completamente obcecada, viciada de verdade. Quando é internacional então, faço uma playlist com várias versões da mesma música feita por covers só pra ficar ouvindo direto sem irritar meu filho, rs. Eu sempre fui assim com música, costumo até dizer que minha vida tem trilha sonora porque pra todo lugar que vou, levo o fone de ouvido e quando algo me marca, a música que eu estava ouvindo logo se associa ao momento. Fora que fico extremamente mau humorada quando esqueço meu fone de ouvido, ainda mais aqui em Sampa que o povo escuta música de todo tipo no viva voz e isso me irrita demais.


Enfim, desabafos e devaneios de lado, semana passada tive a enorme felicidade começar a trocar ideias com o Leo do blog Um Leitor a Mais e na segunda ouvindo o programa dele na rádio (sim, o Leozito é locutor), ouvi uma banda e perguntei de quem era. Ele tinha comentado, entre um papo e outro que gostava Onze:20, mais cedo e resolvi ouvir outras músicas e... simplesmente VICIEI. Resultado de tudo isso é que quase enlouqueci o Leo falando da banda e preciso agradecer ele demais por aguentar os meus surtos pelo whatsapp.

"Se você me disser que seu lugar é junto a mim
(eu vou até o fim)
Mas se você me disser que tudo acabou aqui
(eu deixo você ir)"
Trecho da música Deixo Você Ir escolhido pelo Leo 
Confesso que o nome da banda me deixou com ressalvas, pensei que não ia curtir, mas foi amor ao primeiro clipe Meu lugar. Primeiro porque adorei a ideia do vídeo sendo rodado em diversos lugares diferentes e pela música deles ser uma mistura gostosa de reggae, rock e pop de um jeito bem bacana. Fora que o vocalista é bem carismático (pelo menos eu acho), confira o clipe:



Não satisfeita, fui em busca de outras músicas da banda e gostei de todas do CD, cada uma me encanta por um motivo. Como quando eu gosto muito de algo é praticamente impossível falar a respeito, ouçam e tirem as suas próprias conclusões.
"Deixa esse medo pra lá
Melhor sorrir
Lá fora o tempo voa
Eu não devo nada a ninguém
E não quero o que não é meu
O que eu posso te oferecer
É a voz que Deus me deu"
Trecho da música Não devo Nada


Em abril desse ano a banda deu uma entrevista na site UOL em que falam como surgiu o nome da banda e porque eles se classificam como "roots rock reggae", dentre outras curiosidades como a música favorita de cada um e a saída deles de Juiz de Fora rumo a São Paulo.



Espero sinceramente que vocês tenham curtido a banda tanto quanto eu e pra quem já conhecia eu tenho apenas uma coisa a dizer: por que não me apresentou? Beijos e até mais.

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Resenha: Um tango para Alice




Título: Um tango para Alice
Autor(a): Tamara Ramos
Editora: Ársis
ISBN: 9788566766004
Páginas: 140
Ano: 2013
Skoob
O destino cruza a vida de duas mulheres completamente diferentes fazendo cair por terra todos os preconceitos morais, os pudores e o bom senso convencional compactuado pela sociedade. Maria, uma mulher aparentemente frágil desprovida de sensualidade e atolada em frustrações, vê sua vida mudar completamente quando observa pela primeira vez uma mulher intrigante dançando o tango numa casa noturna de Buenos Aires. Num impulso instintivo e irracional, Maria deixa seu casamento, sua casa, seu trabalho e seu país para ir ao encontro de Alice, uma prostituta argentina que oferece a ilusão do prazer em troca de dinheiro. Uma jornada em busca do autoconhecimento, a troca de sexos, a integralização do masculino e do feminino num corpo de mulher. Um Tango para Alice abre a caixa preta de nossos desejos mais inconfessáveis levando tanto os personagens quanto o leitor à beira de um abismo profundo. A influência do estudo da psicanálise levou a autora a impregnar a obra de elementos eróticos e a enfrentar seus maiores tabus no campo da sexualidade. Essa obra irá encantar os amantes de Almodóvar e da escritora francesa Anais Nin.

Esse livro foi cedido como cortesia da Editora Ársis (Oitava Rima).

O livro trata das descobertas de Maria, uma jovem que vê sua vida virar de ponta cabeça em sua lua de mel ao vislumbrar uma bela mulher dançar um tango de forma totalmente ousada em Buenos Aires. A forma como a mulher dança e se entrega a deixa tão fascinada que a partir daí, ela não consegue ser mais a mesma com ninguém, nem com ela mesma e, a partir de então, ela já não quisesse mais voltar pra casa e ser a mesma que foi até a ali.
Não há para mim nada mais sensual, intenso e inteiro como o movimento corporal do que um tango argentino.
Página 7
Mas é claro que ela não se entrega de cara a todas as suas vontades e entra em um período de tristeza e negação total, o casamento vai desabando pouco a pouco, até o dia em que ela assume o quanto aquilo tudo mexeu com ela, toma coragem para largar o marido e se mudar pra Buenos Aires em busca daquela que anos atrás despertara todos os desejos possível e impossíveis nela. Para entender um pouco esse fascínio que Alice exerce, - que eu encaro como obsessão, rs - ela começa a ter aulas de tango.
- O tango é a dança dos corpos entrelaçados, é a dança da sedução, do amor explicito, da paixão pelo erótico.
Página 33
Com certeza um dos livros mais interessantes que já li que trata sobre a sexualidade humana e as formas como nos omitimos de nós mesmos mesmo que de forma inconsciente, é assim que posso definir Um tango para Alice. Antes que você pense que é apenas um livro falando sobre descobertas homossexuais, já te aviso que o livro é muito mais que isso, fala sobre descobertas pessoais, sobre até onde somos capazes de mascarar nossos medos e desejos mais profundos para viver de forma que as pessoas esperam que sejamos. Maria, nada mais é do que uma mulher - como tantas outras - que busca nos outros algo que só ela pode se dar, o prazer de ser o que ela quer ser.

Quando ela assume outra personalidade e troca seu nome para Isabelle, assume seu lado obcecado por Alice - a bela moça do tango - e passa a ser o que ela realmente acha que precisa ser, para depois perceber que ela é muito mais que aquilo.  Além da Alice, outro personagem que a ajuda nisso é o jovem pintor Pablo, mesmo que o primeiro encontro dos dois não seja algo encantador, eles aprendem um com o outro que para ser feliz, é preciso estar bem com você mesmo e fazer aquilo que gosta.
(...)Por que temos tanta dificuldade em deixar pra trás aqueles que não nos amam? Somos todos masoquistas crônicos? Lembro-me de um conselho de minha avó: não mostre seu interesse aos homens, pois é dessa forma que irá conquistá-los.(...)
Página 80
A narrativa é em primeira pessoa, mas vez ou outra derrapa pra terceira, algo que eu não consegui entender o motivo, mesmo relendo os trechos que isso acontece. Se isso é alguma técnica de escrita e você souber a respeito, deixe aqui nos comentários que eu faço um update na resenha. O bacana é que pelo livro ser curto e os capítulos serem breves, a leitura flui rapidamente. Apesar de ser um livro curto, ele cumpre a reflexão que promete logo no prólogo e a autora consegue envolver o leitor a ponto dele se sentir como Maria, como Pablo, como Alice... enfim, nos faz perceber a essência de cada personagem e o que ele tem para nos ensinar. Recomendado como uma leitura reflexiva, mas bem despretensiosa pois não terão análises complexas, mas sim, aquelas que chegamos a fazer todos os dias sobre nós mesmos ou sobre nossos amigos e familiares.

terça-feira, 6 de agosto de 2013

Especial: Considerações finais sobre a Maratona Literária


Olá pessoal! A Maratona Literária chegou ao fim e cá estou eu para lhes contar sobre meu desempenho. 


Bem, do último post até o dia 04 eu não consegui finalizar a leitura de nenhum livro novo, maaaaaaaaas consegui ler 8 HQ's de The Walking Dead. Li da Edição 1 até a Edição 8. Gostei bastante, eu já deveria ter iniciado essa leitura e alguns meses atrás, mas enrolei um pouco, devido ao grande apelo da série, eu imaginava que as HQ's fossem bem sangrentas e tal, mas acaba que elas são relativamente fracas, lógico que tem imagem de zumbis com as cabeças decepadas e tudo mais, maas acho um pouco menos violentas que a série. Vou iniciar a leitura da Edição 9 e pretendo concluir a leitura de pelo menos metade das séries antes de começar as aulas da faculdade :D .



Iniciei a leitura de "Perdida, um amor que ultrapassa as barreiras do tempo", mas não consegui finalizar :c .

Listando agora tudo o que eu li durante a maratona: 

Uma questão de confiança - 384 páginas
Clube da Insônia - 104 páginas
Ponte para Terabítia - 187 páginas
The Walking Dead #1 - 25 páginas
The Walking Dead #2 - 25 páginas
The Walking Dead #3 - 25 páginas
The Walking Dead #4 - 25 páginas
The Walking Dead #5 - 25 páginas
The Walking Dead #6 - 25 páginas
The Walking Dead #7 - 25 páginas
The Walking Dead #8 - 25 páginas
Perdida - 134 páginas

Total - 1009 páginas

Eu estou muito feliz por mais que eu tenha lido dois livros da meta inicial, estou bastante contente por ter consigo ler tantos outros. Só farei um lembrete mental para da próxima vez não escolher títulos e sim uma quantidade de livros q. Adorei a experiência, nunca tinha participado de uma maratona literária antes, mas agora pretendo participar das próximas *-* . 

Gostaram de me acompanhar? Já participaram de alguma maratona? Pretendem participar? Comentem pessoal..rsrs. 

Beijão e até breve \õ .

domingo, 4 de agosto de 2013

Série: Once upon a time





Título: Once Upon a Time
Gênero: Fantasia/Drama/Mistério
Criadores: Edward Kitsis e Adam Horowitz
Duração: 45 minutos
Emissora de origem: ABC
Temporada: 2° temporada
Mais informações: http://onceuponatimebrasil.com/a-serie

Once upon a time – Há uma cidade no Maine, onde cada personagem dos contos de fadas que você conhece, está preso entre dois mundos, vítimas de uma poderosa maldição...
Once upon a time é uma série de televisão norte-americana baseada em contos de fadas e criada por Edward Kitsis e Adam Horowitz. Estreou em 23 de outubro de 2011 na ABC. No Brasil, a série passou a ser exibida em episódios legendados, pelo canal pago Sony, no dia 12 de abril de 2012. Já a 2° temporada, estreou em 30 de setembro de 2012, e no Brasil, dia 25 de outubro do mesmo ano. Em 10 de maio de 2013 a série foi renova para a 3° temporada, com lançamento previsto para o mês de setembro.Além disso, ganhou spin-off intitulado Once upon a time in wonderland que terá exibição a partir de 10 de outubro deste ano. Este, terá Alice como personagem principal e mostrará o País das Maravilhas antes, e depois, da maldição que assombrou a pequena cidade de Storybrooke.


O seriado se passa na cidade fictícia de Storybrooke, Maine, onde os habitantes são, na verdade, clássicos personagens dos contos de fadas, que foram mandados para o "mundo real" fadados a viver sem finais felizes para sempre, através de uma maldição lançada pela maléfica Rainha Má (Lana Parrilla). Na primeira temporada, a Rainha Má interrompe o casamento de Branca de Neve (Ginnifer Goodwin) e do Príncipe Encantado (Josh Dallas) lançando a maldição sobre todos e fazendo-os esquecer de suas verdadeiras identidades. 
Beleza perigosa - O mal nunca foi moldado em um pacote tão bonito. O rosto da rainha é hipnotizante, mas seu coração é negro como seu vestido. (fonte)

A única pessoa que pode libertar a todos deste mal, é Emma Swan (Jennifer Morrison) com a ajuda de seu filho Henry (Jared Gilmore) que possui um livro de contos de fadas, que detém a chave para quebrar a terrível maldição. Cada episódio conta a história de um personagem, e assim, peças deste enigmático quebra-cabeça vão sendo reveladas.
A Esperança – Ela foi salva antes que a maldição da Rainha Má consumisse todo o mundo mágico, pois era a única pessoa capaz de quebrar a maldição e trazer de volta todos os finais felizes retirados deles. (fonte)

Imagine os clássicos contos de fadas que você ouvia quando era criança, sem finais felizes, onde apenas Bruxa Má triunfa com a vitória. Once upon a time me encantou desde o primeiro episódio. É uma série criativa, que brinca com nosso imaginário ao retratar “nossos heróis”, como humanos em suas vidas pacatas e simplórias. Em contrapartida, a série mostra que, ninguém e totalmente bondoso ou totalmente ruim, e que, toda magia, possui um preço a ser pago. E este preço é cobrado por Rumplestiltskin (Robert Carlyle), um homem perverso, sem coração que é a peça fundamental de todas as tramas envolvidas.
Vamos fazer um acordo? A maior força no Rumplestiltskin é também sua maior fraqueza. Ele não consegue resistir em fazer negócios inteligentes onde certamente será vitorioso. (fonte)

Para mim, é impossível não gostar de Rumplestiltskin, mesmo ele sendo tão perverso e maligno, uma vez que, os motivos que o levaram a se tornar uma pessoa tão amargurada e má, são, de certa forma, compreensíveis. Isso também ocorre com a Bruxa Má, que no fundo, bem no fundo, não é assim tão má. Já, a Branca de Neve, ouso dizer que, é tão boazinha e inocente que chega a ser irritante. Mas, como em toda a série que assisto, também tenho meus personagens preferidos, e, em Once upon a time, é a Ruby (Meghan Ory), ou melhor, a chapeuzinho vermelho. O visual dela é incrível (acho a personagem linda e cheia de estilo), sem falar que, a esta versão da história contada pela série me causou arrepios. Entretanto acredito que Once upon a time apenas é o sucesso que é, graças a Rumplestiltskin. O seu riso sarcástico/maldoso/irônico é simplesmente tudo de bom! É mega contagiante! Sim, em minha opinião, Rumplestiltskin é a alma da série!


Entretanto, a segunda temporada, está deixando um pouco a desejar. Apesar de Emma ter quebrado a maldição entrelaçando os dois mundos, a história já não é tão empolgante quanto antes. Mas torço para que a terceira temporada volte a ser um sucesso, pois acredito que esta série ainda tem muito para nos oferecer.

Ah, há mais uma novidade! Como já anunciado, a Editora Planeta trará o livro Reawakened, de Odete Beane e ilustrado por Kevin Tong para o Brasil. Este será o primeiro volume da série baseado em Once upon a time, narrado por Emma Swan no mundo real de Storybooke, e por Branca de Neve em Fairy Tale Land. Estou contando os dias para ler este livro! Quem sabe em breve, não teremos uma resenha dele por aqui? ;)

sábado, 3 de agosto de 2013

Especial: Desafio final



Olá pessoal, cá estou eu mais uma vez. Hoje é para cumprir o último desafio na maratona, que consiste em criar uma playlist para o nosso livro favorito!



Assim que li o desafio pensei nesse livro. Desde que conclui a leitura dele fiquei pensando em resenha-lo, mas as palavras sempre me fugiam e ai me veio a ideia de contar sobre ele com músicas, comecei um post no meu blog pessoal, mas acabou não engrenando e agora surgiu a oportunidade perfeita para fazer isso.



Você não me ensinou a te esquecer (Caetano Veloso): Essa música é um clássico dos fins de relacionamentos, por isso ilustra tão bem esse livro, quando eles terminam a Min fica perdida, sem saber como superar aquilo, ela nem ao menos esperava que fosse acontecer, mas o fim chegou e ela se sente desnorteada. Para mim essa música ilustra bem como a Min se sentiu quando o fim veio a tona.

Desde quando você se foi (Fresno): Sim, eu ouço Fresno, sim, as vezes eu acho minha vida depressiva o suficiente para ouvir Fresno, sim, eu estou desabafando, sim, eu estou sendo Thalita, mas enfim, o motivo dessa música ter sido inclusa na playlist é que ela evolui da mesma forma que a Min durante a trama. Durante o decorrer da história ela relata sobre o amor que sentia pelo Ed, como foi intenso o relacionamento deles e como o final foi amargo e doloroso, mas necessário e a superação dela, o momento que ela pode dizer que não o ama mais, tudo isso se encaixa na letra dessa música e a torna a música perfeita para esse livro.
Estou contando por que a gente acabou, Ed. Estou escrevendo, nessa carta, toda a verdade sobre o que aconteceu. E a verdade é que, por*a, eu te amei demais.

Página 09

Dois Sorrisos (Móveis Coloniais do Acaju & Leoni): Eu gosto dessa música, ela não tem a ver diretamente com o livro, na verdade ela ilustra o comportamento da Min, como ela foi capaz de fazer tudo pelo Ed, mudou o que ela era por ele, tudo para agradá-lo.

Bem gente, eu passei pouco mais de 3 horas pensando em quais músicas colocar na playlist, fui colocando e tirando músicas loucamente, todas pareciam ter algum defeito, depois de muito pensar resolvi deixar apenas essas 3. Espero que tenham curtido a playlist.

Alguém mais participando do desafio? Deixa seu link nos comentários para que eu possa conferir sua playlist :3

Beijão!


quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Especial: Como andam minhas metas?



Oi pessoal! Tudo bem? Lembram que alguns dias atrás disse que iria participar de uma Maratona Literária e que viria aqui compartilhar com vocês minhas leituras? Pois bem, cá estou eu para fazer isso u.u .

No começo minha meta era ler três livros na semana e os livros eram, Uma questão de confiança, Charlotte Street e Segredos revelados, maaaaaaaaaaas, imprevistos acontecem e graças a isso já consegui ler três livros durante a semana, mas os lidos não foram os da meta. Li Uma questão de confiança, Ponte para Terabítia e Clube da Insônia. Atualmente estou lendo Segredos revelados e espero concluir ele antes do dia 4. Outro imprevisto que aconteceu foi que eu viajei e Charlotte Street não coube na minha bagagem e ficou na casa dos meus pais (D=), estou ficando com pena dele por já ter sido tão rejeitado. Tentarei incluir outro livro no lugar dele.



Sobre as leituras:

Uma questão de confiança: Eu gostei da história, mas achei o desfecho sem emoção, o livro em si é meio sem emoção, ele tem todo um clima de mistério, mas na hora da grande revelação da história a autora perdeu a inspiração e escreveu um desfecho beeeeeeeeeem fraco.

Ponte para Terabítia: Sou uma fã do filme, chorei litros todas as vezes que o vi, mas só agora tomei meu chazinho de simancol e li o livro. Eu adorei o livro, ele é bem parecido com o filme e talvez esse seja o pecado dele, eu esperava que o livro abordasse mais pontos e ele acabou não abordando. É uma pequena decepção, mas ainda sim é um bom livro. Espero meus filhos nasceram para poder contar essa história para eles *-* .

Clube da Insônia: Eu gostei do livro em si, fiquei bastante surpresa, confesso que espero bem menos. Eu só fiquei com uma dúvida sobre o porque do nome.

Além de comentar sobre as leituras, estou aqui para cumprir o desafio 4 da maratona. O desafio consiste em fazer um quote ilustrado.


O quote que eu escolhi é do livro A Esperança, último da trilogia Jogos Vorazes.

Pessoal acho que por hora é isso. Alguém mais esta participando da maratona? Se sim, põe seu blog/facebook nos comentários para que eu possa acompanhar *-* .

Segunda ou terça volto para contar como terminei a maratona \õ.

TAG: Nacionais da Minha Estante


A Gil do blog Ler & Pensar me indicou pra essa TAG na semana passada que tiveram os eventos da Semana Nacional do Livro, mas só consegui parar pra fazer agora. Obrigada querida pela indicação, amei a TAG.
Então sem enrolar muito, vamos conhecer as minhas respostas.
Regras:
1- Usar o selo da tag no seu post;
2- Linkar quem te indicou;
3- Responder às perguntas através de imagens, tentando não repetir as respostas;
4- Indicar no mínimo 3 novos blogs para respondê-la e avisá-los.



Perguntas:

1- Indique três livros de autores nacionais que você tenha lido, gostado e estejam na sua estante.

A bandeja, qual pecado te seduz? - Lycia Barros: Foi o primeiro nacional que eu li depois que criei o blog e fiquei muito encantada com a escrita da Lycia pela forma que ela aborda as escolhas dos jovens e até onde as escolhas nos afetam. 

Reencontro - Leila Krüger: Bom pra quem acompanha o blog sabe que adoro um livro bem nostálgico e/ou melancólico, a protagonista é bem melancólica e adorei tudo que aconteceu com ela. Fora os trechos de músicas que a Leila colocou a cada capítulo, ainda não está na estante, mas é questão de tempo.

Corações em fase terminal - Fabiane Ribeiro: Li faz muito tempo, mas a história da protagonista está bem firme na minha mente. A forma que a Fabi mostra como todas as nossas ações afetam nossas famílias e destroem nossos corações é bacana, foi ótimo pra refletir.

2- Um ou três livros nacionais que estejam na sua estante, mas que você ainda não leu.

O pássaro - Samanta Holtz: É vergonhoso, comprei assim que lançou e ainda está esperando pra ser lido. Não que eu não tenha confiança, mas sempre vai ficando pra depois e o depois ainda não chegou.

Equinócio - Lu Piras: Outra vergonha, comprei com a Lu, autografado assim como o da Sammy, mas não saiu da estante. Mas logo sai. ;)

Guardians - Luciane Rangel: Eu me candidatei pra um book tour, mas o livro chegou em um momento ruim de tempo, comecei a ler só que não consegui terminar e acabei passando pro próximo sem ler. Adquiri o meu e pretendo, assim como os dois acima, ler ainda esse ano.

3- Um ou três livros nacionais que você não tenha na sua estante e que gostaria de ter.

A garota do outro lado da rua - Lycia Barros: Bom, adoro a escrita da Lycia e ainda não li nenhum dos livros teen, pretendo começar por esse.


A última nota - Felipe Colbert & Lu Piras: Tão elogiado pelos amigos, que não poderia deixar de fazer parte dessa lista. Em breve terei o meu com certeza.


O Livro das Princesas - Patricia Barboza, Paula Pimenta, Lauren Kate e Meg Cabot: Não é totalmente nacional, mas tem duas autoras brasileiras elogiadíssimas, fora que a diagramação é um luxo a parte. Enfim, quero pra ontem.

Eu adoro responder tags, mas detesto repassar porque não sei quando as pessoas podem ou querem fazer. Vou deixar em aberto e quem quiser fazer e ser linkado aqui, me avise.